Tuesday, December 19, 2006

ouriço


correntes
para que tantas barreiras? para que tantas restrições?
a cada canto um novo muro é construido. as pessoas se armam como ouriços, não se aproximam, para não machucarem e serem machucadas. palavras são medidas, atos pesados. o perdão virou alegoria religiosa, jesus virou acessor de marketing.
a defesa virou moda. alguns ainda usam ataque para tal ato. todos se defendem. a diferença entre critica construtiva e ofensa desapareçeu. cuidado com o que fala, se não será retalhado. seja intimo da pessoa antes de criticá-la, pois só assim o perdão vem mais facíl.
é dificil mostrar sua humanidade com tantas proteções. é complicado ver o coração por dentro da couraça e por detrás da armadura.
para quê isso?
essa é melhor pergunta. a parte mais interessante.
nos protegemos por varios motivos. o maior motivo, claro, é evitar a dor. evitamos que qualquer coisa chegue perto, porque ela pode nos machucar. evitamos mudar, para não nos distocermos; para não olharmos no espelho e vermos algo desagradavel.
... evitamos porem, que alquem nos dê carinho, porem, ao evita-la proxima. evitamos nos surpreender com nós mesmos e nossas proprias mudanças. evitamos aventuras e paixões, risos e lágrimas.
evitamos tudo que faz parte.
no fim, evitamos ao maximo viver, para não nos machucarmos muito enquanto vivemos.

2 Comments:

Blogger frd said...

para se doer, basta viver ._.
é triste, mas é assim. tudo de extremo prazer, é capaz de trazer dor no momento seguinte :/

11:21 AM  
Blogger Mariana Paixão said...

Restrições. Muito usada ultimamente pelas pessoas ao meu redor. E as vezes por mim, mas estou tentando mudar. Odeio-as.
As pessoas se fecham de um modo que me surpreende. Não deixam nada chegar ao seu universo particular. Parece que todos nós somos bombas, que se chegarmos perto uns dos outros, explodiremos, e machucaremos.

Se bem que eu acho que quanto mais nos escondemos, mais nos machucamos e machucamos os outros.

1:13 AM  

Post a Comment

<< Home